Universidade do Estado de Mato Grosso

Processo eleitoral

Resultados preliminares indicam eleicão de Adriano Silva como reitor da Unemat

Lygia Lima / Assessoria de Comunicação-UNEMAT

01 de julho de 2010 – 12:02

 O professor Adriano Aparecido Silva e o professor Dionei José foram eleitos nesta quarta-feira (30) os novos gestores da Universidade do Estado de Mato Grosso, com 49,81% dos votos. Eles venceram a disputa eleitoral em que concorriam ainda outras duas chapas: Elias Januário e Vitério Maluf, que obtiveram 19,73% e a chapa da professora Edna Sampaio e Adil de Oliveira com 29,98%.

 O presidente da comissão eleitoral, professor Anderson Marques do Amaral, afirmou na manhã de hoje que os resultados parciais que apontam a vitória da chapa 01, composta por Adriano Silva e Dionei José estão próximos da realidade. Ele lembra, no entanto, que o resultado final só deve ser conhecido nos próximos dias, isso porque a comissão tem que receber todos os malotes e conferir a contagem dos votos e as atas das mesas apuradoras e receptoras em cada um dos 28 pontos de votação. “O próximo passo será a convocação de uma reunião do Conselho Universitário (Consuni) para que o mesmo homologue o relatório final da comissão eleitoral e assim oficialize o resultado das eleições”.

 Anderson Amaral lembrou que os resultados divulgados no site da Unemat, por meio do endereço: http://www.unemat.br/eleicaoreitoria2010/apuracao/visualiza.php não computam os votos brancos e nulos, mas que os mesmos irão constar no relatório final a ser aprovado pelo Consuni, mas que os mesmo não interferem nos resultados já apresentados.

 Sobre as abstenções no processo eleitoral, (DE) cerca de 50% das 15 mil pessoas aptas a votar, o presidente da comissão lembrou que a maior abstenção se deu no segmento discente. Ele credita a ausência ao fato de que a instituição oferece muitos cursos em modalidades diferenciadas. Entre esses programas pode-se citar, a Faculdade Indígena, cursos de mestrado e especializações e turmas especiais e ensino à distância.  

De forma geral a comissão eleitoral considerou como positivo o processo eleitoral para reitoria da Universidade. “Nossa avaliação é positiva, pois em todos os campi e em locais de votação não registramos nenhum tumulto que pudesse comprometer o processo eleitoral”, afirmou Anderson Amaral.

Deixe uma resposta